A importância da água para a vida

O objetivo 6 da ONU fala diretamente sobre os cuidados necessários com a água

Somos todos conhecedores da importância da água para nossa vida e de todos os seres vivos, seja animal ou vegetal.

A ONU – Organização das Nações Unidas, no seu objetivo de número 6, propõe assegurar água potável e do saneamento para todos, até 2030. Dentre outros, garantir ainda o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para as pessoas.

Aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água.

Além de melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo pela metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.

Essas são algumas das recomendações da ONU para todos nós. Água é essencial para a vida e sem ela não podemos viver. O ser humano consegue ficar alguns dias sem comer, mas não consegue viver sem água.

Vimos que com as grandes tempestades, causadas pelas mudanças climáticas, numa contradição da natureza, ficamos com muita água ‘caindo do céu’, e às vezes, com pouca água para beber. Muitas pessoas, principalmente as com condições de maior vulnerabilidade, os moradores de rua ficam sem a água potável para beber.

Por isso, deveríamos ter um maior amor pela nossa ÁGUA, cuidar muito bem dela, evitando desperdício e mal uso. Como, por exemplo, lavar, ou ‘varrer’ as calçadas com mangueiras. Zelar pelos rios urbanos, evitando jogar lixo, na falsa ilusão que o rio leva e o objeto jogado desaparece. Ou, que a água lava tudo e nada vai acontecer.

Ontem, os moradores de Joinville, em Santa Catarina, tiveram o fornecimento de água reduzido, após o acidente que causou o vazamento de ácido sulfônico no rio Seco, afluente do Rio Cubatão. O acidente ocorreu depois que um caminhão tombou com 20 galões com 50 litros de ácido sulfônico e esses vazaram para o rio Seco, que abastece a população. O rio Seco ficou com 75% com espuma causadas pelo ácido derramado.

Hoje, a população voltou a receber a água do rio, depois de ser testada por três vezes a sua água. Ainda que restabelecida a água para as pessoas, o acidente causou dano ambiental e alguns peixes foram mortos. E outros animais que beberam a água do rio podem ser afetados. Ainda será necessário um monitoramento do rio, para ver o impacto causado nos seres vivos.

Com isso, percebemos a importância do objetivo 6 da ONU, de zelar pela água, pois ela é de fundamental importância para a preservação da nossa vida e do meio ambiente.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário