A conferência da OAB e a mobilidade urbana

Por Cristiana Nepomuceno

29/11/2023 às 17:00

Belo Horizonte recebe nesses dias 27 a 29 de novembro a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, com o tema “Comunicação, Democracia e Liberdades”. Esse evento está considerado como um dos maiores já realizados, com um alta participação da advocacia do país.

A cidade e a conferência receberam 22 mil advogados vindos de todos os locais do Brasil, inclusive os que moram em BH, para o evento no Expominas. E no primeiro dia, na abertura, a cidade literalmente parou.

O trânsito para o evento passando pela Avenida Amazonas estava insuportável, alinhando os carros que já passam normalmente pela região, visto que é saída para a BR 381, que leva a São Paulo e às outras regiões, somando com o trânsito para o evento.

Juntamente a essa mobilidade horrível, teve ainda a locomoção do aeroporto para a cidade, que algumas pessoas demoraram 2 horas e meia para chegarem ao seu destino.

Nossa frota de carros é 90% de automóveis que lançam gás carbônico na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa e também para o aumento de temperatura. O que fica mais difícil quando se está “preso” no trânsito.

Dentre os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU está o objetivo 11 que trata das Cidades e Comunidades Sustentáveis. Esse menciona o crescimento das cidades conjugando o bem estar da população e sua saúde.

As cidades crescem rapidamente e até 2050, dois terços da população viverão em áreas urbanas. Só que as cidades precisam se preparar para esse crescimento populacional. As cidades expandem sua pegada ambiental a um ritmo alarmante, o que põe em risco os habitats naturais, a saúde humana e o acesso a água e alimentos. 

À medida que crescem as crises climáticas, as cidades tendem a ser perigosas com o aumento da temperatura causado pelo excesso de veículos circulando e com poucas áreas verdes, tornando a vida de seus habitantes a um stress diário e às vezes, com risco de terem algumas doenças, como um acidente cardio vascular ou uma crise de pânico.

As cidades sustentáveis mencionada dentre os ODS’s da ONU prevê uma vida saudável aos seus habitante, com possibilidade de lazer, saúde, alimentação e moradias dignas, e Belo Horizonte está longe de chegar a esse patamar.

Há duas semanas passamos por um calor extremo e percebemos que se a cidade tivesse mais árvores, o calor seria amenizado. Agora estamos na conferência e veio o caos da mobilidade urbana. Belo Horizonte precisa urgentemente tomar providências nesse sentido, não podemos demorar muito mais tempo no trânsito, é preciso melhorar a mobilidade urbana. Colocando meios adequados de transporte, construindo mais vias de transporte e facilitando a vida de todos que moram nessa cidade.

Um exemplo a ser seguido é a cidade de Singapura, efetivamente uma cidade que se enquadra como Cidade Sustentável.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário