Como surgiu o ESG? 

Questões ambientais como prioridade para o ambiente de negócios

Por Cristiana Nepomuceno

Como surgiu o ESG? 
ONU deu o primeiro passo para discussão das questões climáticas em nível internacional

Na década de 1970, depois de alguns desastres ocorridos, o ser humano percebeu que precisaria se comprometer mais com as questões ambientais, adquirindo um maior conhecimento, integração, aprendizado e consciência. Naquela época, ele viveu um dualismo entre continuar a explorar o ambiente ou preservá-lo.

Uma das reações a essa mudança de comportamento foi a Conferência de Estocolmo, de 1972. A importância dessa conferência é que ela foi “considerada um marco na história ambiental mundial ao trazer para a agenda internacional as discussões em torno do meio ambiente”, causadas pela degradação ambiental do ser humano.

Numa continuidade com o cuidado ambiental, foi realizada no Rio de Janeiro, em 1992, a ECO 92. A intenção, nesse encontro, foi introduzir a ideia do desenvolvimento sustentável, um modelo de crescimento econômico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico. Ainda, nessa conferência a ONU deu o primeiro passo para discussão das questões climáticas em nível internacional.

Em 2004, Kofi Annan, então Secretário Geral da ONU, chamou os principais bancos de investimento do mundo para integrar fatores ambientais, sociais e de governança na tomada de decisão de investimentos, foi criado o Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada ‘Who Cares Wins’, na tradução ‘Ganha quem se importa’, no qual refletiram sobre como os investidores poderiam incluir a sustentabilidade em suas decisões.

Na mesma época, a UNEP-FI (United Nations Environment Programme Finance Initiative) lançou o relatório Freshfield, que mostrava a importância da integração de fatores ESG para avaliação financeira.

No Pacto Global surgiram os dez princípios relacionados a Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, e as organizações que passam a fazer parte desse pacto comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas atividades.

  • Apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
  • Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
  • Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
  • Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
  • Abolir de forma efetiva o trabalho infantil.
  • Eliminar a discriminação no emprego.
  • Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
  • Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
  • Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
  • Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina

Resumindo, conclui-se que os primórdios do ESG apareceram na ECO- 92 e em 2004, foi incorporada ao setor financeiro.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário