A sigla ESG significa, em inglês, Environmental, Social, and corporate Governance. Em livre tradução, governança ambiental, social e corporativa. Trata-se de uma agenda integrada de valorização da inclusão, da preservação ambiental e das boas práticas de gestão, sempre sob o guarda-chuva da sustentabilidade e da responsabilidade social.
Esses três campos estão integrados. Isso significa que uma empresa comprometida com a contenção e reparação de danos ambientais produzidos por suas atividades precisa, também, estar antenada com as consequências sociais de suas ações, bem como zelar pela boa governança e pelo combate à corrupção, com códigos de conduta rigorosos que criem parâmetros de conformidade para as tomadas de decisão de seus gestores e funcionários.
Hoje, as principais instituições de crédito exigem das empresas que contratam seus serviços contrapartidas de promoção da agenda ESG. O mesmo ocorre com as pessoas jurídicas que contratam com o Poder Público, com a exigência de códigos de compliance (legado da Lei Anticorrupção) e de contrapartidas socioambientais. Mas o compromisso não deve se restringir ao cumprimento de contrapartidas: a agenda ESG deve estar incorporada na estratégia empresarial.
Não por acaso, o setor financeiro é dominante no ranking das dez empresas brasileiras que mais se destacam na reputação associada à agenda ESG. Metade do top 10 é ocupada pelo mercado financeiro e de capitais, segundo levantamento de 2023 da Insight Comunicação.
A agenda ESG avançou. Não é uma moda, veio para ficar. Sem compromisso ético e socioambiental, não há reputação que se sustente a longo prazo em tempos de cibercultura, onde a informação circula com enorme velocidade e qualquer desvio pode ser rapidamente denunciado e exposto. Fique antenado!