A economia circular na moda

A economia circular tem importância social pois busca maximizar os recursos e minimizar o impacto ambiental

"Moda útil" foi destaque da Prada em Milão

Desde a revolução industrial, o nosso intuito sempre foi o de produzir, consumir e jogar fora, criando a cultura do descartável. Dessa maneira, deixamos nossos rios poluídos, criamos ilhas de roupas pelos oceanos do mundo e matamos nossos animais com o acúmulo de lixo. E, a terra demonstrou que não comporta mais lixo, aumentando a sua temperatura global e outros impactos ambientais.

Numa forma de sobrevivência, com uma maior consciência ecológica, entramos na transição da economia linear para a economia circular, na qual tem o foco na regeneração da natureza, permitindo que os produtos e materiais circulem, aumentando a vida útil, além de eliminar a produção de resíduos.

Assim a economia circular, como o nome sugere, tem outra proposta. Com foco na regeneração da natureza, ela permite que os produtos e materiais circulem, aumentando a vida útil, além de eliminar a produção de resíduos. São muito utilizados os 3R, ou seja, REUTILIZAR, RECICLAR e REDUZIR.

A economia circular tem importância social pois busca maximizar os recursos e minimizar o impacto ambiental, ao mesmo tempo em que gera empregos e cria novos negócios. É um sistema econômico autossustentável, vista como uma maneira de enfrentar os desafios ambientais e econômicos.

Ela oferece alguns benefícios na sua utilização como a redução dos custos, a inovação, uma melhoria da imagem da marca, atraindo clientes que valorizam a sustentabilidade e estão dispostos a pagar mais por produtos mais adequados ao meio ambiente.

Nessa esteira da sustentabilidade, a economia circular vem chegando também na moda. A indústria de roupa é uma grande poluente. O excesso de roupas produzidas aliadas ao consumo exacerbado faz que o lixo têxtil seja enorme, acumulando nos oceanos ou na terra.

No deserto do Atacama existe uma montanha, com uma altura equivalente a uns 18 andares, constituída por sapatos, camisetas, casacos, vestidos, gorros e luvas para a neve. São roupas descartadas pelos EUA, Europa e Ásia para serem revendidas no Chile. No oceano Pacífico, existe uma grande mancha composta de lixo plástico e roupas. Com isso é muito importante aplicar a economia circular na indústria da moda.

Algumas lojas como a Zara e a C&A já estão incorporando essa prática no dia- a-dia. Na Zara tem um contêiner na porta da loja, no qual recebe todo tipo de roupas e sapatos usados que são transformados em outros produtos para a venda. N C&A tem a linha Jeans Circular, essa linha possui a missão de reduzir o lixo têxtil e seus reflexos negativos no meio ambiente. A produção de uma calça jeans consome 3.789 litros de água, sem contar o tingimento com produtos químicos poluentes.

Esses dois são exemplos de boas práticas para a moda. É muito importante repensarmos na forma como produzimos, existem consumidores atentos nas demandas ecológicas e dispostos a adquirirem produtos que sejam melhores para o meio ambiente. Ações como estas são boas para os negócios e ainda melhores para o planeta.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário