Urge a necessidade de adoção de um consumo mais sustentável, e uma política de gestão de resíduos mais eficaz
Desde a década de 70, aumenta a preocupação com a preservação ambiental e a sobrevivência das espécies. A partir de então foi criado pela World Wide Fund for Nature (WWF) o Dia de Sobrecarga da Terra, o Earth Overshoot Day. Esse dia, que é anualmente celebrado, é estabelecido como a data limite, na qual a Terra entra no estágio “de cheque especial”, ou seja, o planeta perde sua capacidade de resiliência e fica mais difícil a sua capacidade de autorregenerar.
O primeiro Earth Overshoot Day foi criado em 71 e era aplicado de dez em dez anos, ou seja, em 1980, 1990, 2000 e 2010. A partir de 2019, ele se tornou anual e, a cada ano, ocorre em um dia diferente.
Em 2019, também foi dado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) o alerta que o planeta se dirige para um colapso climático, sanitário e social, se medidas drásticas não forem tomadas e executadas efetivamente.
Assim, urge a necessidade de adoção de um consumo mais sustentável, uma política de gestão de resíduos mais eficaz e um melhor reaproveitamento dos produtos destinados ao consumidor final.