O que seria ESG?

ESG é uma sigla em inglês, que significa environment, social governance, ou seja ASG, ambiental, social e governança

Por Cristiana Nepomuceno

O que seria ESG? 
No E, environment, ambiental está relacionado com todos os impactos dos negócios no meio ambiente

Para alguns “iesji”, para outros “esgui” e ainda tem a turma do “éessegê”. Não importa a pronúncia, você com certeza já ouviu falar nessas três letrinhas.  

ESG é uma sigla em inglês, que significa environment, social governance, ou seja ASG, ambiental, social e governança. É um termo novo, muito falado ultimamente, mas que trata da sustentabilidade, essa é seu pilar maior. 

No E, environment, ambiental está relacionado com todos os impactos dos negócios no meio ambiente. As empresas PRECISAM SE CONSCIENTIZAR que o meio ambiente deve ser respeitado, podem utilizar os recursos naturais, mas, devem garantir que a regeneração dos mesmos para essas e futuras gerações. O mundo não tolera mais a degradação pura e simples, chega de desastres ambientais! Somos todos pertencentes ao planeta terra e moramos nesse planeta, por isso, todos precisam tratá-lo bem. E, ainda, devem trabalhar para que não haja mais o aquecimento global, já estamos sentindo os efeitos das mudanças climáticas, e, produzir menos resíduos e se forem produzidos, que possam ser reciclados. 

No S, social está relacionado com às pessoas. Todos devem ser incluídos. Precisa ser evitado vagas de emprego por sexo, idade, instrução de estudo ou ainda pertencente à essa ou àquela escola. O trabalho digno precisa ser aquele que causa o bem estar das pessoas, que tenha um pagamento justo, com práticas saudáveis de ética e relacionamento. Um homem não pode ganhar mais que uma mulher e não é mais aceitável “piadinhas” machistas. O social deve promover um crescimento humano em todos os sentidos, transformando realidades e diminuindo as desigualdades. 

No G, governance, de governança deriva de uma gestão responsável, baseada na legislação, sendo transparente e esclarecida para todos. Nessa parte, todos da empresa são envolvidos, desde a diretoria até os colaboradores, devem dar o exemplo de boa conduta. É o braço de sustentação de todas as ações da empresa, ensejando confiabilidade e reputação corporativa, atendendo os mais elevados padrões de compliance e ética corporativa. Atuando para prevenir a corrupção e se for detectada, para que possa ser logo extirpada, tanto interna quanto externamente. Para a construção de uma boa governança, requer a construção de uma sólida cultura empresarial, com também a criação de uma área de gestão de riscos. 

Assim, as 3 letras devem estar interligadas, o E, o S e o G. Não adianta uma empresa ter uma ótima governança e ser responsável por um grande desastre ambiental, ou causar impactos negativos nas comunidades que moram próximas ao seu empreendimento. Ou, não ter nenhum impacto ambiental e discriminar seus funcionários, Ou, ser parte de práticas corruptivas. Ela precisa atentar para o ambiental, o social e a governança juntos. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário