O planeta cada dia dá sinais que está sofrendo e que medidas de salvação devem ser tomadas rápido para o bem de toda a existência e também da humanidade
Julho foi um dos invernos mais quentes que já aconteceram nos últimos anos. A temperatura foi cerca de 1,5 °C mais quente desde meados do século XIX. Uma das causas desse aumento seria o fenômeno do El Niño, que é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, com grandes mudanças no clima, modificando temporariamente a distribuição de umidade e calor no planeta, principalmente na zona tropical.
Esse fenômeno ocorre de cinco a sete anos e sua duração é de aproximadamente de um ano e meio. Ele causa aumento de temperaturas, chuvas intensas em alguns lugares do planeta e em outros o tempo fica seco e quente.
Aqui no Brasil, estamos enfrentando um aumento da temperatura no inverno, com uma seca prolongada e uma baixa umidade do ar, ocasionando doenças respiratórias em pessoas propensas à isso.
Aliado ao El Niño, tivemos ainda o aumento de 1,5°C da temperatura, com isso os verões serão mais quentes podendo ocasionar uma elevação nas águas oceânicas, promovendo uma modificação na flora e fauna marinha, com alteração de fitoplancton, influenciando até mesmo no consumo de peixes e frutos do mar por nós. Agora, em julho foi confirmado o aumento da temperatura dos oceanos, com a ameaça à vida marinha.
A mineração e a lei da liberdade econômica
CRISTIANA NEPOMUCENOEmergência climática é uma preocupação de todosCRISTIANA NEPOMUCENODano ambiental ao meio ambiente cultural
Também ocorre um aumento da temperatura terrestre com fortes ondas de calor, podendo até mesmo serem mortais, com ação direta na criação de animais, na produção de alimentos e plantação de cereais, frutas, hortaliças e outros, com consequências para a alimentação da humanidade. Há registros que o verão europeu está mais quente que o ano passado e houve incêndios espontâneos em vários países como Itália, Espanha, França e outros.
Conforme divulgação pelo Serviço de Mudanças Climáticas da União Européia esse aumento da temperatura é muito significativo, os cientistas consideram grandes chances de incêndios, inundações e escassez de alimentos, tornando a existência humana muito desconfortável e desfavorável.
Diante desse fato atual e real, o ser humano já passou da hora de conscientizar que ações concretas devem ser tomadas e praticadas; não é mais suportado o “varrer das calçadas, utilizando água”, não pode mais jogar cigarro aceso em mata seca, jogar lixo na rua e pelas estradas. Temos que usar mais e mais material reciclado e evitar o desperdício de alimentos. E modificar nossos costumes por uma vida mais sustentável e menos consumista.
O planeta cada dia dá sinais que está sofrendo e que medidas de salvação devem ser tomadas rápido para o bem de toda a existência e também da humanidade.